O SECOVI/PR e o Crea-PR elaboraram uma cartilha com informações básicas necessárias para uma boa prevenção por parte de cada um, para melhorar a segurança de todos nos condomínios.
A maior parte das medidas apresentadas na cartilha são simples e não requerem gastos, pois se
sugere acima de tudo mudanças de atitudes que oportunizam a ocorrência do delito.
Confira 13 dicas de como melhorar a segurança de um condomínio:
- Nos momentos de chegada e de saída procure observar até o completo fechamento do portão, antes de se afastar, para impedir entradas furtivas, principalmente quando a entrada (seja de pedestre ou de veículos) ficar fora das vistas da portaria ou guarita.
- Auxilie o pessoal de portaria no controle de acesso de pessoas ao condomínio, principalmente se são pessoas estranhas a ele que você convida para a sua residência.
- Colabore com a administração do condomínio, seguindo as normas, bem como relatando prontamente qualquer irregularidade que constatar.
- Incentive a boa atuação do pessoal de portaria, destacando suas boas atuações, compreendendo suas dificuldades e cooperando com seu trabalho. Porteiros assustados por condôminos pouco cooperativos e até agressivos, são presença freqüente em condomínios assaltados.
- A altura, o formato e detalhes do muro, podem facilitar o acesso ao interior da residência quando, possuem saliências, reentrâncias e outras características que facilitem sua escalada e/ou transposição.
- Suportes de lixo, caixas de luz salientes e tudo que possa ser usado como degrau por estar junto ao muro ou grade facilita a ação do delinquente.
- O muro lateral, quando encosta na parede da casa, poderá ser usado como rampa de acesso, como no caso de sobrados.
- Entre muros e grades há certa vantagem para as grades por não eliminarem a visibilidade.
- Grades que possuam barras transversais a meia altura podem ser transpostas mais facilmente, pois são usadas como degrau para pular por sobre elas.
- Um galho de árvore mais robusto, capaz de suportar o peso de uma pessoa, que penda por sobre o muro ou a grade, facilitando a sua transposição, ou que permita acessar a sacada, deve ser removido.
- Jardins com bancos e outros aparatos para que os moradores passem tempos de relaxamento ali acomodados, além de melhorarem a vigilância natural costumam intimidar potenciais delinquentes.
- Uma vegetação muito densa que impeça uma boa visibilidade ou escureça o terreno, deve ser removida, ou pelo menos, desbastada.
- Se houver árvores muito frondosas defronte à residência que encubram a visão, é importante podar seus galhos inferiores, bem como, se necessário, posicionar um ponto de luz com o foco de baixo para cima, para eliminar sombras.
Fonte: http://perimetralseguranca.com.br/blog/como-melhorar-a-seguranca-de-um-condominio/