Pessoas paradas em frente a um estabelecimento comercial, condomínios ou até mesmo residências pode até ser comum, mas todo cuidado é pouco. Recentemente saiu uma matéria sobre arrastões em condomínios na região do Morumbi onde menores estavam “parados” em frente a entrada e saída de veículos de um condomínio quando moradores e veículos que por ali passavam eram surpreendidos e tinham seus pertences roubados.

Este condomínio no caso não tinha um serviço de portaria que poderia agir numa situação desta acionando a polícia e impedir a saída de moradores do condomínio preservando a integridade de todos do condomínio, quem abre e fecha os portões tanto de pedestres quanto de garagem eram os próprios moradores. Na reportagem, alguns moradores percebem a movimentação suspeita em frente ao condomínio e não entram passam direto com seus carros, outros não têm a mesma sorte e não estão atentos e acabam se tornando vítimas ao se aproximarem.

Conversando com nosso especialista em Segurança Privada o Sr. Paulo Roberto Cardoso sobre este caso, perguntamos o que fazer quando perceber movimentação suspeita em frente suas residências, estabelecimentos e até mesmo condomínios? O mesmo nos disse o seguinte:

”Essa situação é um tanto delicada, o que é uma pessoa suspeita? Como uma pessoa sabe se tal atitude de outra é realmente suspeita? Fica mais simples responder essas perguntas para profissionais que trabalham diariamente com segurança é claro. Mas, mesmo estes não estão sempre com 100% de certeza em suas afirmações, não é tão difícil, se pararmos para analisar que conhecemos praticamente todo mundo que reside na rua que moramos não é mesmo? Então fica fácil neste caso identificar um carro ou pessoa suspeita, no nosso local de trabalho também é assim, estamos ali diariamente e acompanhamos nossos “vizinhos” em sua jornada de trabalho, as pessoas e veículos geralmente são as mesmas, dá para se ter uma ideia de quem é da região ou não”.

Veja algumas medidas que podem ser adotadas por todos e que ajudam a prevenir neste e em outros casos:

  • Ao observar pessoas ou veículos suspeitos parados em frente a estabelecimentos ou moradias informe a equipe de segurança se houver ou acione a polícia.
  • Se perceber qualquer anormalidade, ou movimentação de pessoas em frente a garagens não saia e se for entrar não entre! Passe direto e acione a polícia.
  • Veículo quebrado em frente ao seu estabelecimento ou condomínio, desconfie, não se aproxime pode ser uma trama para um assalto.
  • Pessoa falando no celular em frente a estabelecimentos e moradias são atitudes consideradas suspeitas e cuidados devem ser tomados, como manter portões fechados, evitar de sair e etc.
  • Um aglomerado de pessoas na frente do prédio aparentemente conversa ao interfone solicitando informações, se você estiver entrando ou saindo não faça até ter certeza que tudo está bem, a maioria dos arrastões são realizados por pessoas que ficam ali “enrolando, fingindo pedir informações, e na primeira oportunidade que os portões se abrem eles adentram.

Resumindo o que nos foi passado pelo especialista é, qualquer movimentação suspeita de pessoas ou veículos em frente a residências, condomínios e estabelecimentos, por via das dúvidas acione a polícia para que efetuem rondas, e que venham averiguar tal situação, eles sabem como lidar com isso e possuem a técnica adequada.

A equipe de segurança trabalha com a prevenção cuidando e mantendo portões sempre fechados, e os olhos bem atentos às câmeras de segurança e movimentações suspeitas, geralmente acionam a equipe de supervisão, e a polícia para que medidas sejam tomadas.

Vamos ficar atentos e fazer a nossa parte, que estaremos ajudando na segurança de todos a nossa volta!

Fonte: http://www.schimitd.com.br/blog/movimentacao-suspeita-em-frente-ao-condominio-ou-estabelecimento-e-agora/

Ligar Agora