Em um bom sistema de segurança, é importante integrar todas as tecnologias disponíveis em uma empresa. Alguns gestores acabam tendo dúvidas no manuseio de ferramentas desse porte e, por falta de esclarecimento, colocam a segurança de patrimônios e vidas em risco. Pensando nisso, produzimos este post com os principais erros cometidos por alguns players do nosso segmento.
O primeiro equívoco é desconsiderar as especificações técnicas no momento de contratar algum produto. Pode parecer muito elementar recomendar isso, mas o gestor deve estudar cada ferramenta antes de comprá-la e, principalmente, realizar testes. Isso vai garantir a plena integração de um circuito de alarmes, por exemplo, ao sistema de segurança escolhido. Caso haja alguma discordância, é válido considerar outra solução.
A necessidade de integração também é válida entre sistema de segurança e softwares internos utilizados pela empresa (banco de dados do departamento de recursos humanos, por exemplo). É comum que gestores deixem de avaliar a compatibilidade e encontre problemas ao rodar as soluções. Se você tem alguma dúvida sobre esse assunto, veja o nosso e-book sobre Como integrar sistemas de segurança.
Outro erro comum no uso de um sistema de segurança está relacionado à forma de armazenagem da solução e dos arquivos gerados por ela (imagens, gravações e outros arquivos que também devem ter uma política de backup). Se a sua empresa utiliza servidores internos, é necessário ter um cuidado redobrado para evitar falhas internas que ponham em risco a segurança dos clientes. É fundamental ter muito cuidado com esses PCs – não devem ficar expostos a ameaças internas como vírus e outras formas de intrusões.
Falhas humanas também devem ser consideradas no manuseio de um sistema de segurança. Portanto, planeje capacitações periódicas entre o corpo de colaboradores da sua empresa de segurança – tanto antes de contratar uma nova solução, quanto qualificações de reciclagem e atualização de versões, por exemplo. Essa postura evita erros comuns de registro de eventos, além de uma série de outros exemplos de mau uso do software.
Fonte: http://blog.segware.com.br/saiba-quais-sao-os-principais-erros-no-uso-de-um-sistema-de-seguranca/