- Estreite o relacionamento com a Polícia de forma a saber os tipos de delitos e características de agentes que estão atuando na região, com a finalidade de instruir seus funcionários, a ficarem alertas.
- Evite colocar cadeados do lado de fora do portão. Isso poderá denunciar a saída dos moradores.
- Evite deixar a sua residência com aparência de vazia. Cortinas e persianas completamente fechadas e luzes acesas durante o dia e a noite, são indicativos de morador ausente.
- Preste muita atenção nos ex-empregados que frequentam as redondezas de sua residência.
- Instale pinos de segurança em todas as portas externas, de preferência dois em cada porta, sendo a primeira quarta parte da porta e outro na terceira.
- Em caso de furto/roubo, liste todo o material desaparecido, com suas características, e dê ciência do fato imediatamente à Polícia Militar.
- Mantenha à vista a ficha de todos os empregados do prédio, mesmo os eventuais. O ideal é que todos sejam identificados por crachás.
- Mantenha em local seguro as notas fiscais de série de seus bens (TV, som, vídeo, relógios, etc.) Em caso de furto, transmita esses dados às autoridades, pois essa providência aumenta a chance de recuperação.
- Mantenha sempre à mão os telefones de emergência da Polícia. Conheça o Quartel mais próximo da sua residência. Instrua seus familiares e serviçais de como proceder em caso de perigo eminente ou de simples observação de suspeitos nas imediações.
- Mantenha sempre as garagens fechadas.
- Não abra a porta para pessoas que se apresentem para oferecer serviços não solicitados (encanadores, jardineiros, eletricistas, etc.).
- Não acredite que um estranho uniformizado é sempre legítimo. Em caso de dúvida, consulte o seu empregador.
- Evite colocar nomes pessoais nas portas.
- Evite comentar sua viagem perto de pessoas estranhas.
- Evite dar esmolas e não fique conversando ou ouvindo estórias de pessoas. Faça doação a instituições de caridade.
Fonte: Dicaseg.com