1º A contratação de qualquer profissional experiente e com histórico no mercado não trará nenhum problema ou preocupação para você. Todavia, a não observância sobre informações e referências sobre o “profissional” poderá levá-lo à contratação de pessoas má intencionadas que, na verdade, utilizarão da prestação do serviço como fachada pois, o objetivo destes “profissionais” pode ser apenas levantar informações sobre sua residência, bem como informações de vizinhos. As informações levantadas são, geralmente, sobre o poder aquisitivo (bens de valor fáceis de serem revendidos – TV LCD, DVD, Microondas, Aparelho de som, etc.), quais os controles da residência (alarme, cerca elétrica, fechadura, etc.) e possibilidades de serem burlados. Em resumo, o “profissional” na verdade está fazendo um estudo sobre oportunidades e riscos da sua residência para, posteriormente, agir.

2º A exposição de caixas de produtos eletrônicos no lixo externo poderá aguçar bandidos que estejam monitorando casas na rua, dando a noção do que ele irá encontrar no interior da residência, aumentando o risco de furtos e assaltos.

3º Alguns ladrões se passam por prestadores de serviço, vendedores ambulantes e até mesmo por mendigos para monitorar sua residência e de vizinhos, por isso a importância de se observar pessoas estranhas na vizinhança. Se houver suspeita, acione a Polícia Militar através do 190;

4º Na fase de planejamento, os ladrões costumam realizar testes através do acionamento da campainha ou interfone das residências, em horários alternados, para certificarem-se de que não há ninguém na residência, o que permite a prática do furto. Estando a campainha ou interfone desligados deixará dúvida para os bandidos sobre a presença ou não de pessoas dentro da residência.

5º Os bandidos também se valem de informações recolhidas através do lixo das residências para monitorar seus hábitos e ter informações sobre sua vida. Outro ponto a se preocupar é que alguns documentos com informações pessoais podem ser utilizados para falsificação de documentos e prática de fraude em seu nome.

6º Você se torna uma vítima em potencial quando possui hábitos como o de limpar a calçada da rua com o portão aberto, em horário de pouco movimento e principalmente estando sozinho em casa. Isso se deve ao conjunto de fatores favoráveis que possibilitam uma ação rápida e quase sempre de sucesso para os bandidos. Nestes casos os bandidos costumam utilizar o veículo da própria vítima para fazer o transporte dos objetos roubados na casa. O ideal é que quando precisar limpar a calçada, mantenha seu portão sempre fechado e esteja atento à aproximação de pessoas suspeitas.

Outras dicas

Procure conhecer e manter contatos com os seus vizinhos, bem como uma combinação de códigos de alerta entre vocês, pois isto poderá dificultar as ações de bandidos. Se possível, sempre que se ausentar por um longo período de sua residência, mantenha as portas entre os cômodos da casa trancados, pois dificultará qualquer ação de invasão. Não divulgue telefones fixos e celulares em listas de consulta pública, pois facilita o levantamento de suas informações pelos infratores. Não permita o ingresso de pessoas estranhas em sua casa: exija sempre a credencial de identificação de funcionários de empresas de energia elétrica, correios, zoonoses, etc. Em caso de dúvida, entre em contato com a empresa para certificar-se sobre o funcionário. Se houver suspeita, acione imediatamente a Polícia Militar.

Fonte: Dicaseg.com


Ligar Agora