1. Evite deixar joias ou dinheiro dentro de casa, mesmo que seja em cofre. Utilize o cofre de um banco.
  2. Evite deixar luzes acesas durante o dia, pois podem indicar a ausência de pessoas.
  3. Evite fornecer dados pessoais por telefone e oriente os empregados para que façam o mesmo.
  4. Evite usar qualquer identificação pessoal no seu chaveiro.
  5. Não toque em objetos que foram removidos pelo ladrão, pois neles a perícia poderá levantar dados importantes para identificá-lo.
  6. Evite a entrada de namorados de suas empregadas em sua residência.
  7. Evite confiar aos empregados todas as chaves da casa, mas somente aquelas necessárias para seu ingresso nas dependências da cozinha e anexos.
  8. Muito cuidado com pessoas que batem em sua residência pedindo emprego.
  9. Procure formar uma rede de vigilância comunitária para que haja observação mútua de residências.
  10. Procure conhecer seus vizinhos e combinar com eles medidas de auxílio mútuo. A solidariedade é importante nos momentos de perigo.
  11. Procure estacionar/parar o carro em sua garagem de ré para facilitar a sua saída com boa visibilidade e evitar ser surpreendido.
  12. Procure manter a entrada de sua casa livre de obstáculos que impeçam sua ampla visão do interior do imóvel. Evite obras de arte, decorações de jardim, etc., que dificultem sua própria observação e também a de seus vizinhos, das áreas de acesso.
  13. Quando estiver só em sua casa e surgir um estranho que pretenda fazer entrega de encomendas não esperadas (presentes, flores, malas diretas, etc.), evite abrir sua porta e tente levantar a origem da encomenda. Comunique-se pelo com um vizinho e peça que ele fique observando o que irá suceder; Havendo outras pessoas na casa, uma delas devidamente resguardada, deve permanecer alerta vigiando o atendimento.
  14. Quando ocupar uma casa nova, troque as fechaduras.
  15. Se ao lado da residência houver lote vago, providencie um muro alto e comunique-se com a Prefeitura para solucionar o problema.
  16. Se achar conveniente, mantenha um cão de guarda em sua residência. Um cão de grande ou médio porte desestimula a ação dos marginais.
  17. Se você reside em apartamento, discuta com seus vizinhos sobre a necessidade de instalação de grades nas janelas e varandas de todos os andares. Este procedimento evitará que pessoas escalem o prédio para alcançar os andares mais altos.
  18. Se defrontar com delinquentes, antes de tudo procure se manter calmo; Não tente dialogar ou discutir com eles; Evite encara-los diretamente, mas procure memorizar suas características pessoais, gírias, trajes, etc. Sobretudo, jamais reaja, sua vida não tem preço.
  19. Só deixe a chave de sua casa com pessoas de absoluta confiança.
  20. Envolva-se. Seja voluntário para ajudar na comunidade em ações anticrime e outros esforços de aperfeiçoamento comunitário. Encoraje os grupos a que você pertence – religiosos, cívicos, sociais – a ajudarem na luta contra o crime.
  21. Notifique a polícia sobre crimes e atividades suspeitas. Concorde em testemunhar, se necessário. Mantenha-se fiel as coisas em que você acredita, se você deseja uma comunidade segura.
  22. Não dê sustentação a atividades ilegais, como compra de bens roubados ou uso de drogas ilegais.
  23. Acostume-se a fechar as portas e janelas que dão frente e fundos para a rua.

Fonte: Dicaseg.com

Ligar Agora