A forma como os pequenos gestos podem alterar a sua segurança é muito grande e podem fazer a diferença em momentos fundamentais.

Antes do Alarme de Residência

Com os sistemas de alarme residencial a segurança de uma casa dispõe agora de produtos e equipamentos com uma capacidade de proteção nunca antes vista, por outro lado os desafios que existem e que se enfrentam são muito maiores e cada vez mais sofisticados, por isso o equipamento de segurança desempenha um papel fundamental na proteção da sua casa, mas não esqueça que os pequenos gestos e hábitos também. São coisas simples, fáceis e que merecem a sua reflexão porque permitem que a sua família esteja mais protegida no interior residencial.

Porta Fechada, Obrigatório

Certifique que a porta dos seu prédio tem um mecanismo que garante que a mesma é fechada após a entrada de cada morador, não confie que todos os residentes vão fechar a porta, existem os distraídos e mesmo os que acham que não vale a pena. Uma porta que não tem uma mola para garantir que fica fechada permite que qualquer morador enfrente uma situação de assalto a qualquer momento no interior do edifício, longe de qualquer olhar, especialmente quando não está instalado um sistema de alarme residencial.

Rotina diária

Alguém que pretenda planear um assalto à residência vai estudar todos os passos diários do dono da habitação. Embora não seja possível modificar a hora da deslocação para o emprego, pelo menos é possível alterar a saída para outros lugares como a ida ás compras, a deslocação ao ginásio, etc.

Objetos Valiosos Escondidos

Outra das formas de aumentar a segurança na sua casa é colocar os objetos valiosos fora do campo de vista dos outros. Deve tentar perceber o que é que fica visível do exterior para dentro da sua casa e não deixe malas, joias, quadros valiosos à vista. Mas os objetos valiosos não são só estes, se mora ao nível do solo, telemóvel, computador portátil e principalmente o televisor novo (LCD ou plasma) são demasiado apetecíveis e requerem atenção extra, não os deixe visíveis do exterior da casa pois o aumento de risco de assalto é muito maior mesmo que tenha a instalação de um alarme residencial, nestes casos a prevenção é o melhor remédio.

Fale e mantenha a porta fechada

Evite abrir a porta o maior número de vezes possível sempre que não conheça as pessoas pois a porta aberta permite a entrada na casa se essa for a intenção. Hoje em dia os moradores recebem inúmeras solicitações de pessoas que tentam vender produtos e serviços e a primeira atitude é abrir a porta para falar, não confie nos uniformes, se for um serviço que até pareça legitimo peça sempre identificação e só se realmente quiser falar cara a cara é que deve abrir a porta.

Documentos inacessíveis

Destruir os documentos como faturas do pagamento da conta da água, luz, internet, renda, pode parecer ridículo e até exagerado. No entanto alguém que mexa no seu lixo pode retirar estes documentos, ficar a saber nomes, moradas e até usar estes documentos com documentos de identificação falsa para cometer fraudes em seu nome. Compre um destruidor de papel e antes de deitar os papeis para o lixo passe toda a documentação nesta máquina desta forma você anulará ao mínimo possível a passagem de dados para o exterior da sua residência.

Fonte: http://www.dicaseg.com/2009/12/dicas-de-seguranca-em-casa-protecao-e.html

Ligar Agora