O que você acha da ideia de, com um simples toque na tela do seu smartphone, poder avisar amigos e familiares, além de autoridades policiais, sobre uma situação potencialmente perigosa para você? Essa é a ideia do Nearbee, uma plataforma geossocial para segurança pessoal que promete contribuir para a proteção dos cidadãos através da colaboração em comunidade.

Convencido de que as pessoas podem ter uma vida mais segura ao se conectarem uma com as outras, o jovem Felipe Fontes criou a startup Nearbee. Esse projeto tem como principal produto um aplicativo homônimo para dispositivos móveis capaz de alertar pessoas próximas e autoridades sobre possíveis situações perigosas. O app ainda compartilha a localização e permite acesso ao áudio do dispositivo para ajudar a identificar a gravidade do ocorrido.

Como surgiu a ideia?

Felipe Fontes teve a ideia de criar o Nearbee em uma conversa entre amigos na qual eles discutiam um incidente grave que havia acontecido no campus da UNICAMP (SP):  uma menina havia sido violentada. A partir desse momento, ele percebeu que existe uma necessidade de segurança pessoal em uma sociedade em que todos estão o tempo todo conectados.

Se antes, em uma situação de emergência, era preciso digitar o número do socorro, fornecer o seu endereço e muitos outros dados, o Nearbee facilita isso através de um único toque. Por meio do aplicativo, a pessoa pode sem grandes dificuldades compartilhar informações essenciais para garantir a sua segurança e facilitar a ação daqueles que podem ajudar.

Fonte: Tecmundo.com.br

Ligar Agora