- A noite, se possível, mantenha um bom sistema de iluminação externa.
- Acostume-se a trancar sempre portas e portões de acesso de sua casa. Evite deixá-los abertos inutilmente ainda que por poucos momentos. Os delinquentes se valem de nossos descuidos.
- Evite permitir a entrada de pessoas desconhecidas em sua casa. 4. Antes de sair de casa ou da garagem, observe se existem pessoas ou veículos suspeitos nas proximidades.
- Ao atender estranhos, mantenha os portões fechados e as pessoas do lado de fora.
- Ao contratar empregados, dê preferência aos que apresentarem referências idôneas e que possam ser confirmadas mais facilmente. Se residirem fora do emprego faça uma verificação de endereço antes de empregá-los.
- As crianças devem ser orientadas a não abrirem a porta para estranhos e nem trazei-los para casa sem autorização.
- As pessoas que fazem pesquisas ou que prestam outros tipos de serviços da comunidade devem estar com a credencial da firma ou empresa e também com a carteira de identidade.
- As pessoas que prestam serviços em sua residência (pintor, pedreiros, bombeiros, etc.) devem ser cuidadosamente selecionados.
- Caso note alguma pessoa, motocicleta ou veículo estacionado ou sistematicamente passando e observando a sua residência ou o prédio, procure observar às características e telefone de imediato para a Polícia Militar (190), que mandará uma patrulha para o local.
- Certifique-se também das referências funcionais apresentadas por empregadas domésticas, caseiros, babás, jardineiros, faxineiros, etc.
- Coloque obstáculos internos que impeçam a abertura de portas quando você se ausentar.
- Crie com os vizinhos o habito de verificar se está ocorrendo tudo bem, através de contato telefônico.
- Cuidado com as crianças para não abrirem as portas a pessoas estranhas, sem a aprovação de um adulto.
- Desconfie de vendedores e pessoas que cheguem ao cair da noite. Não permita sua entrada no imóvel.
- Dificulte a ação dos ladrões. Instale grades nas janelas, olho mágico e trancas nas portas. Nunca deixe portões e portas abertos, mesmo que tenha alguém em casa. Oriente seus filhos e empregados sobre essa providência. Se possível Instale alarme eletrônico em casa.
- Dificulte o acesso ao interior de sua residência, trancando as portas dos diversos cômodos e recolhendo suas chaves.
- Distribua aparatos que façam barulho quando as portas e janelas forem forçadas.
- Nas janelas e portas que deslizam sobre trilhos coloque peças de madeira que impeçam seu deslizamento.
- Esteja alerta a presença de suspeitos nas imediações de sua casa, principalmente nos momentos de sua chegada ou na hora de sua saída.
Fonte: Dicaseg.com