1. A noite, se possível, mantenha um bom sistema de iluminação externa.
  2. Acostume-se a trancar sempre portas e portões de acesso de sua casa. Evite deixá-los abertos inutilmente ainda que por poucos momentos. Os delinquentes se valem de nossos descuidos.
  3. Evite permitir a entrada de pessoas desconhecidas em sua casa. 4. Antes de sair de casa ou da garagem, observe se existem pessoas ou veículos suspeitos nas proximidades.
  4. Ao atender estranhos, mantenha os portões fechados e as pessoas do lado de fora.
  5. Ao contratar empregados, dê preferência aos que apresentarem referências idôneas e que possam ser confirmadas mais facilmente. Se residirem fora do emprego faça uma verificação de endereço antes de empregá-los.
  6. As crianças devem ser orientadas a não abrirem a porta para estranhos e nem trazei-los para casa sem autorização.
  7. As pessoas que fazem pesquisas ou que prestam outros tipos de serviços da comunidade devem estar com a credencial da firma ou empresa e também com a carteira de identidade.
  8. As pessoas que prestam serviços em sua residência (pintor, pedreiros, bombeiros, etc.) devem ser cuidadosamente selecionados.
  9. Caso note alguma pessoa, motocicleta ou veículo estacionado ou sistematicamente passando e observando a sua residência ou o prédio, procure observar às características e telefone de imediato para a Polícia Militar (190), que mandará uma patrulha para o local.
  10. Certifique-se também das referências funcionais apresentadas por empregadas domésticas, caseiros, babás, jardineiros, faxineiros, etc.
  11. Coloque obstáculos internos que impeçam a abertura de portas quando você se ausentar.
  12. Crie com os vizinhos o habito de verificar se está ocorrendo tudo bem, através de contato telefônico.
  13. Cuidado com as crianças para não abrirem as portas a pessoas estranhas, sem a aprovação de um adulto.
  14. Desconfie de vendedores e pessoas que cheguem ao cair da noite. Não permita sua entrada no imóvel.
  15. Dificulte a ação dos ladrões. Instale grades nas janelas, olho mágico e trancas nas portas. Nunca deixe portões e portas abertos, mesmo que tenha alguém em casa. Oriente seus filhos e empregados sobre essa providência. Se possível Instale alarme eletrônico em casa.
  16. Dificulte o acesso ao interior de sua residência, trancando as portas dos diversos cômodos e recolhendo suas chaves.
  17. Distribua aparatos que façam barulho quando as portas e janelas forem forçadas.
  18. Nas janelas e portas que deslizam sobre trilhos coloque peças de madeira que impeçam seu deslizamento.
  19. Esteja alerta a presença de suspeitos nas imediações de sua casa, principalmente nos momentos de sua chegada ou na hora de sua saída.

Fonte: Dicaseg.com


Ligar Agora